Imprimir
Categoria: Luta armada
Acessos: 3258
A Justiça tarda mas chega.
Eldorado, SP, homenageia policiais que combateram a  Guerrilha
Sessão solene foi realizada na Câmara Municipal.
Familiares e ex-combatentes se emocionaram na cerimônia.
Do G1 Santos
Os policiais que atuaram contra a Guerrilha na década de 1970 foram homenageados em Eldorado, no Vale do Ribeira, nesta segunda-feira (26). A sessão solene foi realizada na Câmara Municipal.
No plenário, familiares e ex-combatentes se emocionaram com a homenagem pelos serviços prestados. "Eu me sinto agradecido por ser lembrado, porque possou 40 anos. Estou contente", disse o policial aposentado Antônio Martins.
Houve também quem representou os parentes que não puderam comparecer. "Cresci escutando várias histórias do meu avô, que era militar, e, hoje, é falecido. Acho que a cidade precisava disso, mesmo que tardiamente. Esses soldados tinham que ser homenageados", argumentou a presidente da Câmara dos Vereadores de Eldorado, Danielle Soares Lohn. 
 
Policiais Militares que atuaram na luta contra a guerrilha no Vale do Ribeira, na década de 70, foram homenageados pela Câmara Municipal de Eldorado. A sessão solene foi realizada nesta segunda-feira (26). A cidade foi palco de sangrento combate entre os Policiais Militares do Destacamento Policial e os guerrilheiros liderados por Lamarca, que marcou o início do embate dos integrantes da Corporação e os insurgentes, que culminou na morte do então Asp Of PM Mendes Júnior, em Sete Barras. No plenário da Câmara, familiares e ex-combatentes se emocionaram com a homenagem pelos serviços prestados. “Eu me sinto agradecido por ser lembrado. Estou contente.”, disse o 2º Ten PM Antônio Martins, que época era o Sgt PM Comandante da fração. Ele é um dos dois PM ainda vivos do efetivo do Destacamento Policial de Eldorado. Os demais Policiais Militares foram representados por parentes. Segundo a Presidente da Câmara Municipal de Eldorado, Danielle Ludmilla Soares Lohn, que propôs a homenagem, “cresci escutando várias histórias do meu avô, que era militar e hoje é falecido. Acho que a cidade precisava disso, mesmo que tardiamente. Esses Soldados tinham que ser homenageados”. Ao final da solenidade, foi descerrada a placa em homenagem aos Policiais Militares e que será colocada na praça onde houve o confronto. O evento contou com a participação do Comandante do 14º BPM/I, Ten Cel PM José Antonio Sanches Milat, do 29º BPM/I, Ten Cel PM Robson Bianchi e do 1º BPChq, Ten Cel PM Walter Mendes Magalhães Junior, Oficiais e Praças do 14º BPM/I.
http://portalcw.com/site/camara-municipal-de-eldorado-homenageia-policias-militares-que-combateram-a-guerrilha-na-decada-de-70/