Imprimir
Categoria: Forças Armadas
Acessos: 2169


Matéria extraída da reportagem “ Desencantada, elite militar aposenta a farda” , de Karla Correia, publicada hoje, 07/04/13, com manchete na primeira página, no jornal  Correio Braziliense, de Brasíla/DF.


1 - Falta de valorização é a principal crítica

2 -Formado em engenharia de computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1995, André Gustavo Albuquerque não pestanejou em largar o posto de primeiro-tenente do Exército e buscar melhores oportunidades na iniciativa privada assim que recebeu o diploma do centro de excelência do Exército. “Seria perda de tempo esperar” argumenta Albuquerque hoje com 39 anos. “Além de enfrentar a pressão de ser obrigado a mudar para outra cidade à revelia, o salário baixo é uma realidade que afugenta”.

3 -Também formado pelo  IME em Engenharia de computação, Victor Dalton deixou o Exército, mas preferiu a estabilidade do serviço público à iniciativa privada. Passou 10 anos na Força, serviu em Manaus, no Rio de Janeiro e em Brasília, mas não resistiu à oportunidade de prestar concurso para a Câmara dos Deputados. “O serviço público me permitiu um salto remuneratório que eu nunca teria lá. É difícil resistir”

4 -“Deixei o coração no Exército , mas a pátria não começa no quartel, ela começa na família . E quando a família sofre, já sabe. Não tem vocação militar que aguente”   Fernando Rocha – consultor legislativo e coronel da reserva.

5 - 30%- Aumento concedido aos militares no ano passado. O reajuste será escalonado até 2015

6 - A reclamação por conta dos baixos salários está longe de ser um fenômeno recente. Em 1986, o então capitão de artilharia Jair Bolsonaro  publicou um artigo na revista Veja citando o soldo como principal razão para os desligamentos de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. Por ter se manifestado publicamente Bolsonaro foi condenado a prisão disciplinar, mas colhe os frutos desta bandeira até hoje, já no seu sexto mandato como deputado  federal. “De lá para cá a situação só piorou,” afirma Bolsonaro.