Imprimir
Categoria: Comissão da Verdade
Acessos: 2993
Prezados Acadêmicos.
Dando cumprimento à resolução do plenário da ABD, tive um encontro com o atual Coordenador da Comissão Nacional da Verdade - CNV, Dr. Cláudio Fonteles, ao qual fiz entrega de uma mensagem escrita (em anexo), acompanhada dos documentos - ORVIL, A VERDADE SUFOCADA e uma separata de um número antigo das Seleções do Reader'sDigest sob o título "A NAÇÃO QUE SALVOU-SE A SI MESMA".
Tal encontro durou mais de uma hora, no qual trocamos idéias sobre o papel da CNV e onde tive a oportunidade de argumentar sobre a inconveniência dessa iniciativa de reviver dissensões do passado e da tentativa de apreciar novamente fatos já transitados em julgado, no STF.
Texto completo
Acrescentei, também, que tentar rever tais assuntos terá conseqüências desastrosas para o Brasil, que precisa de paz e tranqüilidade para desenvolver- se de forma harmônica e integrada.
Outro aspecto levantado foi o do inevitável desgaste para o País, no contexto internacional, que tal contencioso tem trazido.
Ao final do encontro, o Dr. Cláudio Fonteles informou que estará deixando a Presidência da Comissão, dentro da rotatividade prevista.
Cordialmente,
Ivan Frota.
MENSAGEM ENTREGUE AO SR CLÁUDIO FONTELES
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2013
Senhor Presidente,
A Academia Brasileira de Defesa (ABD) é associação civil de âmbito nacional, integrada por civis e militares que se destacaram no serviço à Pátria e às Instituições nos mais variados e representati-vos campos de atividade. A Academia, criada com o propósito de defender a soberania, o estado de direito, a ordem democrática e a liberdade, não poderia ficar alheia ao debate provocado pelo sur-gimento da comissão coordenada por V. Exa. e aos eventuais rumos decorrentes a serem trilhados pela nacionalidade.
Na qualidade de presidente da ABD e em cumprimento ao desejo expresso da unanimidade dos seus integrantes, dirijo-me a V. Exa. para lhe fazer entrega de um volume de cada uma das seguintes publi-cações: o livro “ORVIL”; o livro “A VERDADE SUFOCADA”; e “A NAÇÃO QUE SE SALVOU A SI MESMA”, separata de Seleções do Reader’s Digest.
Acima das paixões e explorações provocadas pelos interesses em jogo, acreditamos que tudo há que ser feito para preservar a VERDADE. Esta, pois, a razão da atitude que ora assumimos: ofere-cer subsídios para a apreciação isenta dos fatos de um passado recente, quando o Estado Brasileiro, no uso de impostergável e intransferível dever, foi obrigado a enfrentar e debelar a cruenta ameaça representada pela ação armada de facções internas, que, sob inspiração externa, tentavam substituir a ordem democrática, entre nós, por um sistema totalitário, estranho à História Pátria e aos desejos mais profundos do nosso povo, além de negador da dignidade intrínseca do ser humano, criado à imagem e à semelhança de Deus.
Ao Exmo. Sr. Dr. Cláudio Fonteles,
MD Coordenador da Comissão Nacional da Verdade.
2
Cremos que tudo isso estava bem direcionado com a sábia legislação que assegurou anistia ampla, geral e irrestrita a ambos os lados opostos pela guerra revolucionária vivida no Brasil, ainda há poucas décadas. Por isso, dentro da situação criada pela pressão para revolver o passado, queremos contribuir para que o ódio não volte a ter primazia em razão da supremacia de visão unilateral, necessa-riamente partidária e/ ou ideológica, sobre os eventos vividos em nossa dolorosa experiência no contexto da Guerra Fria.
Acima de tudo, o que nos move é o amor entranhado pelo Brasil, terra, povo e instituições, e a vocação de servir à Pátria, até o limite das forças e da própria vida.
Atenciosamente,
Ivan Frota
Presidente
Anexos:
I - O Livro ORVIL;
II - O Livro A VERDADE SUFOCADA;
III - A NAÇÃO QUE SALVOU A SI MESMA, Separata de Seleções.

Presidente
ACADEMIA BRASILEIRA DE DEFESA
Pro Patria
Membros
Prof.ª Dr.ª Aileda de Mattos Oliveira
Alte.-Esq. Alfredo Karam
Cel. Aer. Antônio Celente Videira
Prof. Antoniolavo Brion
Jorn. Aristóteles Drummond
Gen.-Ex. Carlos Alberto Pinto Silva
Prof. Dr. Denis Lerrer Rosenfield
Dr. Emílio A. Souza Aguiar Nina Ribeiro
Gen.-Div. Francisco Batista Torres de Melo
Prof. Dr. Francisco Martins de Souza
Cel. Ex. Gelio Augusto Barbosa Fregapani
Dr. Gustavo Miguez de Mello
Dr. Herman Glanz
Maj.-Brig. Hugo de Oliveira Piva
Vice-Alte. Ibsen de Gusmão Câmara
Ten.-Brig. Ivan Moacyr da Frota
Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins
Dep. Fed. Jair Messias Bolsonaro
Prof. Dr. João Ricardo Carneiro Moderno
Sen. José Bernardo Cabral
Dr. Luciano Saldanha Coelho
Cel.-Av.Luís Mauro Ferreira Gomes
Gen.-Ex. Luiz Cesário da Silveira Filho
Gen.-Ex. Luiz Gonzaga Schroeder Lessa
Econ. Marcos Coimbra
Emb. Marcos Henrique Camillo Côrtes
Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Amorim Wesley
Prof.ª Dr.ª Mina Seinfeld de Caracushansky
Ten.-Brig. Octávio Júlio Moreira Lima ✝
Vice-Alte. Othon Luiz Pereira da Silva
Dr. Paulo Antônio Uebel
Gen.-Ex. Paulo Cesar de Castro
Ten.-Brig. Reginaldo dos Santos
Gen.-Ex. Rubens Bayma Denys
Desemb. Semy Glanz
Ten. R/2 Sérgio Pinto Monteiro
Vice.-Alte. Sérgio Tasso Vasquez de Aquino