Imprimir
Categoria: Diversos
Acessos: 3092
 Além dos clássicos da literatura, a lista inclui obras filosófica e da atualidade
Priscilla Borges - Correio Braziliense

Os conteúdos que serão cobrados dos estudantes do 3º ano do ensino médio em 2008 já estão quase definidos. São elaborados pelos professores de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Em discussões promovidas pela  Gerência de Interação Educacional do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos ( Cespe ), eles definem os temas que deverão ser trabalhados por cada série e quais livros podem contribuir para o aprendizado dos alunos.

Texto completo  

Desde o ano passado, a lista de livros indicados mudou de formato. Os clássicos da literatura brasileira deixaram de ser  os únicos recomendados. Agora, a lista inclui também obras atuais, textos jornalísticos e até filosóficos. Os estudantes do segundo ano do ensino médio, por exemplo, precisam ler Alegoria da caverna, de Platão, e Discurso do método de Descartes. E, par o ano que vem, obras de outros pensadores importantes também farão parte das recomendações.

O texto definitivo sobre os objetos de avaliação da  3ª etapa do sub-programa 2006  deve ser divulgado no final do mês de agosto. Mas entre os livros já apontados pelos professores no documento preliminar estão O Manifesto Comunista, de Marx e Engels, e Crepúsculo dos ídolos – a filosofia a golpes de martelo, de Friedrich Nietzsche.

A proposta é levar os adolescentes a refletir sobre a justiça, liberdade, política e capitalismo a partir dos dois livros. Os outros títulos que deverão ser indicados também convidam os jovens a pensar sobre a sociedade em que vivem e seus valores.(...) 

Observação do site: PAS - Programa de Avaliação Seriada . Avaliação feita ano a ano por alunos do 2º grau ( 1ª -2ª - 3ª séries ) para ingresso na UNB- Universidade Nacional de Brasília