Gabeira afirma que seu objetivo e o de Dilma eram diferentes na luta contra a ditadura
Folha..com 
Questionado sobre o passado comum com a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, devido ao combate à ditadura militar, Fernando Gabeira, candidato do PV ao governo do Rio, afirmou durante sabatina promovida pela Folha e pelo UOL que ele e os demais envolvidos na luta armada contra o governo de então não buscavam a democracia, mas sim uma "ditadura do proletariado".
"Temos [eu e Dilma] um passado comum, mas existem diferenças no que foi a nossa atuação. Nós participamos dessa luta [contra a ditadura], mas com objetivos diferentes". disse Gabeira.
"Todos os principais ex-guerrilheiros que se lançam na luta política costumam dizer que estavam lutando pela democracia. Eu não tenho condições de dizer isso. Eu estava lutando contra a ditadura militar, mas, se você examinar o programa político que nos movia naquele momento, [ele] era voltado para uma ditadura do proletariado. Então, você não pode voltar atrás, corrigir seu passado e dizer que estava lutando pela democracia. Havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas não os grupos armados, que tinham como programa esse processo de chegar à ditadura do proletariado. A luta armada não estava visando a democracia, pelo menos em seu programa", afirmou.
Gabeira também criticou a comparação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os presos políticos de Cuba e presos comuns brasileiros. "Outra diferença [entre Gabeira e os petistas] é que eu não tenho nenhuma condescendência com as ditaduras de esquerda."
Observação do site ; www.averdadesufocada.com
Ambos participaram ativamente da luta armada.
Gabeira militou no Movimento Revolucionário - 8 de outubro - MR-8  mesma organização de Franklin Martins , ministro da Comunicação Social  e outros membros do governo
Dilma Rousseff  militou no Comando de Libertação Nacional- Colina -, e na Vanguarda Armada Armada - Palmares -, Var-Palmares.
Essas organizações subversivo-terroristas foram bastante atuantes na luta armada e não visavam , como motivação principal a derrubada do regime militar   

Comments powered by CComment

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar