Comemoramos hoje,  os 120 anos da Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889 e liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca. 

 Pelo que se vê, a data passará  sem muito alarde, O presidente da República e a Ministra da Casa Civil passarão o fim de semana em Paris, segundo notícias dos jornais.

A proclamação da República representou o fim da monarquia e a deposição do imperador D. Pedro II. Com a vitória do movimento republicano, um governo provisório assumiu o poder, dando início ao novo regime, inspirado no modelo federalista norte-americano.

Em 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira constituição republicana, que criou o sistema presidencialista, em que presidente e vice-presidente deveriam ser eleitos pelo sufrágio direto.Nessa constituição foi abolido o voto  no qual a renda definia quem poderia ou não votar, mas o direito do voto ainda se limitava aos homens alfabetizados.

Lutemos para que, nas próximas eleições, sejam eleitos políticos honestos, que trabalhem  com seriedade para, pelo menos, diminuir as desigualdades entre estados e regiões no Brasil . Essas desigualdades são evidências de dificuldades ainda não superadas.

Quem sabe, no dia que conseguirmos  eleger politicos que se preocupem , acima de tudo, com o bem do Brasil, possamos viver em uma verdadeira  república democrática.

Comentários   
#1 Diego Luiz 16-01-2016 01:37
Nunca vai existir uma republica que funciona, a monarquia foi tirada de nós a partir de um golpe militar feita pelo Marechal Deodoro e diferente de como está nos livros, isso não teve uma participação popular, a monarquia precisa voltar pois é um regime que funciona e D.Bertrand é o homem mais capacitado para assumir o trono.
Adicionar comentário