Imprimir
Categoria: Diversos
Acessos: 4354

 Por: GEN BDA MARCO AURÉLIO COSTA VIEIRA

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES, VIVEMOS, HOJE, O QUE OS CHINESES CHAMAM DE TEMPOS INTERESSANTES, QUANDO MUDANÇA, OPORTUNIDADE E RISCO CONVIVEM EM UMA TORRENTE DE ACONTECIMENTOS SUCESSIVOS E SIMULTÂNEOS. UM TEMPO EM QUE OS ECOS DO FINAL DA GUERRA FRIA, BEM COMO DOS ATENTADOS DAS TORRES EM NOVA YORQUE / RECONFIGURAM RELAÇÕES ESTRATÉGICAS, OFERECEM OPORTUNIDADES DE COOPERAÇÃO, IMPÕEM SITUAÇÕES DE CONFLITO.

Texto completo


 

UM TEMPO ONDE O BRASIL BUSCA LUGAR NO MUNDO E ESBOÇA NOVOS RELACIONAMENTOS COM VIZINHOS PRÓXIMOS E DISTANTES!

SEM DÚVIDA, UMA PARTE DESTA BUSCA ESTÁ ORIENTADA PARA A RESPONSABILIDADE DA SEGURANÇA EXTERNA, MAS HOJE, PRINCIPALMENTE, MUITO MAIS NA OBTENÇÃO DE UMA EFICIENTE SEGURANÇA INTERNA, NA MANUTENÇÃO DE UMA SEGURANÇA PÚBLICA MÍNIMA.

TRATA-SE DE UMA QUESTÃO POLÊMICA. SIM, POIS EXISTE UM CLARO REPÚDIO DA SOCIEDADE AO USO DA FORÇA COMO FERRAMENTA DA POLÍTICA, AO MESMO TEMPO EM QUE SE CONSTATA A CRESCENTE NECESSIDADE DE UM PODER MILITAR, TANTO PARA INFLUENCIAR NO CONCERTO DAS NAÇÕES, COMO PARA GARANTIR A ESTABILIDADE NO INTERIOR DO PERÍMETRO DAS FRONTEIRAS DO PAÍS.

PARECE ÓBVIO QUE UM EXÉRCITO FORTE É GARANTIA DE SEGURANÇA EXTERNA, E QUE UMA POLÍCIA EFICIENTE É CERTEZA DE SEGURANÇA PÚBLICA... MAS DIZ O DITADO ROMANO QUE O HOMEM COSTUMA SE LEMBRAR DE DEUS, E DOS SOLDADOS, APENAS NOS MOMENTOS DE PERIGO...

NOSSA SOCIEDADE PRECISA SABER QUE A VELHA GUERRA À MODA ANTIGA, A DEFESA DA PÁTRIA COM GESTOS DE BRAVURA, CLARINS E BANDEIRAS AO VENTO, ESTÁ PRATICAMENTE EXTINTA. A GUERRA HOJE ESTÁ EM CONTRADIÇÃO COM AS PRÓPRIAS RAZÕES PELAS QUAIS É FEITA.

TODAS AS GUERRAS DO PASSADO BASEAVAM-SE NO PRINCÍPIO DE QUE OS CIDADÃOS, CONSIDERANDO-A JUSTA, ESTIVESSEM ANSIOSOS PARA DESTRUIR O INIMIGO. AGORA, PELO CONTRÁRIO, A VIOLÊNCIA QUE CHEGA EM SUAS CASAS PELA TELEVISÃO / NÃO SÓ FAZ VACILAR A FÉ DOS CIDADÃOS, MAS TAMBÉM OS TORNA VULNERÁVEIS DIANTE DA MORTE DOS INIMIGOS – NÃO MAIS UM EVENTO DISTANTE E IMPRECISO, MAS UMA EVIDÊNCIA VISUAL INSUSTENTÁVEL.

HOJE, NA GUERRA, QUALQUER UM TEM O INIMIGO NA PRÓPRIA RETAGUARDA, COISA QUE NENHUM CLAUSEWITZ PODERIA IMAGINAR.

 

NOSSA SOCIEDADE PRECISA AINDA CONSIDERAR QUE A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS, QUE OS CHAMADOS COSTUMES DEMOCRÁTICOS, ATINGIRAM EM CHEIO O ESTAMENTO MILITAR, E QUE O PODER DISCRICIONÁRIO DO COMANDANTE, A VELHA AUTORIDADE DO CAPITÃO OU O SÁBIO ARBÍTRIO DO SARGENTO MAIS ANTIGO / SÃO AGORA CONTESTADOS NA JUSTIÇA TODOS OS DIAS, PRINCIPALMENTE POR IGNORÂNCIA DAS COISAS DE CASERNA, MAS TAMBÉM POR PRECONCEITO, POR RAZÕES IDEOLÓGICAS OU SIMPLES MÁ FÉ.

NA VERDADE, A NOSSA SOCIEDADE NÃO PROCUROU SABER, NÃO QUIS OU NÃO CONSEGUIU SE INTEIRAR DAS MUDANÇAS, E ESTÁ VIVENCIANDO DA FORMA MAIS DURA NO CAMPO INTERNO, UMA ESTÚPIDA REALIDADE. AS MORTES DOS ENTES QUERIDOS, NO DIA A DIA DAS GRANDES CIDADES, SÃO AS CONSTATAÇÕES DE QUE JÁ ESTÁ LONGE O TEMPO DO CRIME SIMPLÓRIO E DO CRIMINOSO ISOLADO. PARECE QUE FOI DE REPENTE QUE AS POLÍCIAS PASSARAM A ENFRENTAR QUADRILHAS ARMADAS DE MATERIAL MILITAR JAMAIS EMPREGADO ANTERIORMENTE E BANDIDOS ORGANIZADOS COMO EXÉRCITOS. MAS ISSO ACONTECEU DIARIAMENTE, EM SITUAÇÕES REPETIDAS DE VIOLÊNCIA CRESCENTE, SEM QUE A SOCIEDADE ESBOÇASSE QUALQUER REAÇÃO OU PROVIDENCIA, MUITO POR FALTA DE CONHECIMENTO DO PROBLEMA, MAIS AINDA POR OMISSÃO IRRESPONSÁVEL.

AS AMEAÇAS EXTERNAS TAMBÉM NÃO SÃO PERCEBIDAS E SEQUER SÃO COGITADAS AS POSSIBILIDADES DO TERRORISMO INTERNACIONAL, A MOVIMENTAÇÃO DOS ORÇAMENTOS DE GUERRA DO NARCOTRÁFICO, A ESCALADA MILITAR DOS GRANDES INTERESSES ECONÔMICOS MUNDIAIS OU MESMO A EXISTÊNCIA DE 38 CONFLITOS EM CURSO HOJE NO MUNDO. A PROVA CABAL DISSO SÃO OS DECRESCENTES ORÇAMENTOS MILITARES DO BRASIL, AO LONGO DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS.

O TAMANHO E A IMPORTÂNCIA DE UM PAÍS DEPENDEM DA CAPACIDADE DE SUA SOCIEDADE (NÃO SÓ DE SEU PRESIDENTE OU DE SEUS LEGISLADORES) DE ENTENDER O QUE DE FATO É INTERESSE NACIONAL E, ASSIM, ELABORAR UMA ESTRATÉGIA PARA ATINGIR ESSES INTERESSES.

POR CONSEGUINTE, É A PLENA COMPREENSÃO DO MECANISMO DE EVOLUÇÃO DO CARÁTER DAS FORÇAS ARMADAS, E DAS FORÇAS DE SEGURANÇA INTERNA, QUE SE CONSTITUI NA CHAVE DA ESTRATÉGIA MILITAR, OU SEJA, DO EMPREGO DA FORÇA E DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL (AQUELAS QUE SÃO TOTALMENTE RESPALDADAS PELA LEI) EM PROVEITO DA PRÓPRIA SOCIEDADE.

POR ISSO QUE OS CIDADÃOS, INDISTINTAMENTE, DEVERIAM TER MAIOR COMPREENSÃO DA NECESSIDADE E DA IMPORTÂNCIA DE FORÇAS ARMADAS BEM EQUIPADAS, MODERNAS E EFICIENTES.

POR ISSO QUE A IMPRENSA DEVERIA SAIR DO PASSADO, DEIXAR DE EMITIR CONCEITOS SUPERFICIAIS SOBRE AS COISAS DE SOLDADOS, QUEBRANDO PARADIGMAS E SABENDO MAIS SOBRE SEUS MILITARES.

 

POR ISSO QUE O PODER JUDICIÁRIO, EM ESPECIAL, DEVERIA CONHECER EM DETALHES OS DELICADOS MECANISMOS QUE REGEM A HIERARQUIA E A DISCIPLINA MILITAR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NATUREZA BRUTAL DA GUERRA E A DIFICULDADE DA MISSÃO CONSTITUCIONAL DO EXÉRCITO / NA CONDUÇÃO DOS ASSUNTOS DE JUSTIÇA E DISCIPLINA, ASSIM COMO DEVERIA TER PERFEITA CIÊNCIA DA IMPOSSIBILIDADE DE LIDERAR HOMENS PARA A MORTE / BASEANDO-SE EM MANDATOS DE SEGURANÇA.

 

ALERTAMOS QUE AS AMEAÇAS DO FUTURO JÁ PODEM SER PERFEITAMENTE VISLUMBRADAS, COMO FORAM AQUELAS DO CAMPO INTERNO EM PASSADO RECENTE, E QUE A TREMENDA RESPONSABILIDADE DA DEFESA DO PAÍS NÃO PODERÁ SER ATRIBUÍDA A OUTROS, QUE NÃO A NÓS MESMOS.

 

QUEM ESTÁ FALANDO É UM COMANDANTE DE TROPA OPERACIONAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, AO CONSTATAR QUE ESTE FOI E AINDA ESTÁ SENDO UM ANO DE MUITO TRABALHO, MUITAS ATIVIDADES SIMULTÂNEAS E MUITOS PROBLEMAS INÉDITOS, CARACTERÍSTICOS DE UMA GRANDE UNIDADE DESTA NATUREZA, MAS QUE AO MESMO TEMPO HÁ UM CRÔNICO DESCONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR, PERMANECE UMA PREOCUPANTE MIOPIA ESTRATÉGICA E AINDA PERSISTE UMA PERIGOSA INDIFERENÇA DAS ELITES PARA COM OS ASSUNTOS DE DEFESA.

QUEM ESTÁ FALANDO TEM SENTIDO NO DIA A DIA A DIFICULDADE DE CONDUZIR HOMENS SUBMETIDOS A UMA TREMENDA PRESSÃO SOCIAL, HOMENS QUE VIVENCIAM O EXEMPLO DO CRIME EM TODAS AS INSTÂNCIAS, DESDE A INFÂNCIA, MAS QUE CONTRARIANDO O DESTINO TÊM SABIDO DESENVOLVER VALORES MORAIS NO QUARTEL.

QUEM ESTÁ FALANDO TEM CONSCIÊNCIA DO INDIVIDUALISMO QUE ATUALMENTE ASSOLA A NOSSA SOCIEDADE E QUE EXTIRPA O CIVISMO DOS CIDADÃOS.

QUEM ESTÁ FALANDO VÊ TODA ESTA SITUAÇÃO POTENCIALIZADA PELO PERVERSO QUADRO DE CONTENÇÃO DE GASTOS VIVIDO HOJE PELO EXÉRCITO.

 

ENTRETANTO, ESTA É UMA TROPA PÁRA-QUEDISTA, NATURALMENTE AFEITA ÀS DIFICULDADES E AOS PERCALÇOS. O VOLUME DE TRABALHO NÃO NOS INTIMIDA E A INCOMPREENSÃO NÃO NOS ABALA; PELO CONTRÁRIO: NOS ESTIMULA E DESAFIA , E SÓ É COMPARÁVEL À ENORME VIBRAÇÃO DE PARTICIPAR E DE SEMPRE CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO EXÉRCITO E DO BRASIL.

POR ISSO, ESTE SIGNIFICATIVO GESTO, / DE REUNIREM-SE CIVIS E SOLDADOS, MILITARES DA RESERVA, RESERVISTAS E PÁRA-QUEDISTAS DE HOJE,/ EM UMA MANHÃ DE UM DIA DE SEMANA DE DEZEMBRO,/ PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA VELHA BRIGADA E OS 25 / 50 ANOS DA SAÍDA VITORIOSA DA ÁREA DE ESTÁGIOS PÁRA-QUEDISTA DE MUITOS DOS VETERANOS AQUI PRESENTES,/ É MAIS DO QUE UMA SATISFAÇÃO – É UMA EMOÇÃO.

 

TITO LÍVIO, HISTORIADOR DO INÍCIO DA REPÚBLICA ROMANA, EM SEU LIVRO “A GUERRA CONTRA ANÍBAL”, JÁ DIZIA QUE O VIGOR NECESSÁRIO PARA ENFRENTAR ADVERSÁRIOS DEVE VIR, EM ÚLTIMA ANÁLISE, DO ORGULHO DE NOSSO PASSADO E DE NOSSAS REALIZAÇÕES.

RELEMBRAR E TRAZER O PASSADO PARA OS DIAS DE HOJE, PARA O CONHECIMENTO DOS JOVENS, É ALGO, PORTANTO, QUE DEVE SER CULTIVADO.

NO O DIA 26 DE DEZEMBRO COMEMORA-SE O ANIVERSÁRIO DA BRIGADA DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA, DATA EM QUE NO ANO DE 1945 FOI CRIADA DA ESCOLA DE PÁRA-QUEDISTAS ! CONCRETIZOU-SE NAQUELE ATO O SONHO DO JOVEM CAPITÃO ROBERTO DE PESSOA, QUE REALIZARA EM OUTUBRO DO ANO ANTERIOR O CURSO BÁSICO AEROTERRESTRE EM FORT BENNING, NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

PASSADOS SESSENTA E UM (61) ANOS, O PÁRA-QUEDISMO MILITAR EVOLUIU E CONSOLIDOU-SE NESTA TROPA QUE ESTÁ AÍ À FRENTE DE TODOS, EFICIENTE E APTA A CUMPRIR VARIADAS MISSÕES COMO FORÇA DE AÇÃO RÁPIDA ESTRATÉGICA, CAPAZ DE ATUAR EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E ALÉM FRONTEIRAS.

NESSES MISTERES, DESTACA-SE O ELEVADO NÍVEL DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, O ESPÍRITO DE CUMPRIMENTO DE MISSÃO E UMA EMBLEMÁTICA MÍSTICA PÁRA-QUEDISTA, FRUTO DE HÁBITOS ESPARTANOS E DE VALORES CULTUADOS DESDE OS TEMPOS DOS PIONEIROS.

A SEMENTE DA ESCOLA DE PÁRA-QUEDISTAS DEU ORIGEM ÀS ATUAIS QUINZE ORGANIZAÇÕES MILITARES DA BRIGADA DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA, E ÀS NOVE UNIDADES E SUBUNIDADES DA BRIGADA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, TODAS JÁ COM CONSIDERÁVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO PÁRA-QUEDISMO MILITAR E AS OPERAÇÕES ESPECIAIS NO BRASIL. A EXPERIÊNCIA REAL NAS MISSÕES DE PAZ DA ONU NO EXTERIOR E NA MANUTENÇÃO DA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM, AO LONGO DE TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, SÃO OS FRUTOS INCONTESTES DO IDEAL DE 1945.

APROVEITAMOS ESTA CERIMÔNIA MILITAR, PORTANTO, PARA AGRADECER AQUELES POUCOS ABNEGADOS, QUE VENCENDO TODOS OS DESAFIOS E ASSUMINDO RISCOS DE TODA NATUREZA, EM MUITOS CASOS ATUANDO INCLUSIVE COMO INSTRUTORES E ALUNOS SIMULTÂNEAMENTE, FIZERAM COM QUE A TROPA AEROTERRESTRE PASSASSE A EXISTIR NO EXÉRCITO. ELES CRIARAM E SÃO O EXEMPLO VIVO DA MÍSTICA PÁRA-QUEDISTA.

DESTACAMOS, TAMBÉM, A NOSSA PERMANENTE, EFETIVA E CRUCIAL PARCERIA COM A AERONÁUTICA, QUE POR INTERMÉDIO DA V FORÇA AÉREA, NO CORRER DO TEMPO, TEM GARANTIDO A VERDADEIRA DESTINAÇÃO DESTA GRANDE UNIDADE OPERACIONAL, TORNANDO REAL O CONCEITO DE OPERAÇÃO COMBINADA, DESDE OS IDOS DA DÉCADA DE QUARENTA DO SÉCULO PASSADO.

A PRESENÇA DOS NOSSOS VETERANOS AQUI, PORTANTO, MUITO NOS ENVAIDECE, BASTANTE NOS REVIGORA E CERTAMENTE NOS DÁ NOVO ÂNIMO PARA PROSSEGUIR NESSA DIFÍCIL MISSÃO.

 

A VISÃO DOS ANTIGOS CHEFES, DOS VELHOS CAMARADAS, DOS COMPANHEIROS DA FORÇA AÉREA, TODOS RIJOS E BEM DISPOSTOS COMO COSTUMAM SER OS AEROTERRESTRES, CONTANDO HISTÓRIAS, REVIVENDO CONQUISTAS E CONTABILIZANDO SUAS REALIZAÇÕES DE SOLDADOS NOS ASSEGURAM A NOBREZA DE NOSSAS ORIGENS E MUITO MAIOR FICA A NOSSA RESPONSABILIDADE.

PÁRA-QUEDISTAS DE TODOS OS TEMPOS!

PARABÉNS PELA DATA, POR TUDO QUE FIZERAM PARA A BRIGADA DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA E PELO EXEMPLO VIVO QUE NOS DÃO, HOJE E SEMPRE.

BRASIL, ACIMA DE TUDO !!



 


Cmt Bda Inf Pqdt