Por Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Um grupo de estudantes fez um protesto nesta quinta-feira (16) dentro do Senado Federal, pedindo a saída de José Sarney (PMDB-AP). Com camisetas formando a frase "Fora Sarney", os manifestantes gritaram pedindo moralização e comeram pizza perto da sala da presidência.
 
 
 
 
 
 
 

Texto completo

 

 


Um dos integrantes do movimento, com a camiseta com a letra 'S', no entanto, ficou de fora. Segundo os colegas, ela foi impedida de se juntar aos demais por um segurança da Casa. O grupo disse contar com cerca de 30 manifestantes espalhados pelo Congresso "representando milhões de brasileiros", como destacou João Francisco Araújo, estudante de ciências políticas da Universidade Federal de Pernambuco.

Os estudantes disseram que a manifestação desta quinta foi a primeira de várias que devem ser organizadas em defesa do afastamento de Sarney. "Não dá mais para o Sarney ficar. A sociedade exige moralidade pública. Os parlamentares acham que a sociedade não se revolta", disse Araújo. "Queremos a renúncia de Sarney como um símbolo."

A manifestação dos estudantes faz coro com o pedido que alguns parlamentares têm feito em plenário nos últimos dias. Esta semana, Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) fizeram discursos em defesa da renúncia do presidente do Senado."

Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/2009/07/16/ult5773u1749.jhtm

 
Comentário da editoria do site    www.averdadesufocada.com  
 
: Este estudante, João Francisco Araujo, é o mesmo que organizou no dia 06 /05/2009 o Movimento Fora Gilmar . Na época , Paulo Henrique Amorim publicou em seu blog uma entrevista com ele, da qual destacamos alguns trechos:

(...)  PHA – Ta. Última pergunta. Que movimento é esse? Como se organiza, quem são os membros, como se financia? O que você pode dizer sobre isso?

JF – É um movimento de cidadãos e cidadãos comuns. Ele tem apoio de algumas entidades sociais. A gente fez uma união aqui com a UNE, a CUT DF está apoiando, o MST, organizações sociais e movimentos sociais da sociedade brasileira. Mas a gente não está fechado em nenhuma classe e Estado específico, não. Em nenhum partido ou movimento. É um acordo formal que nasce de um conjunto de entidades, mas a gente tem principalmente um diálogo direto com o cidadão comum. O cidadão que não é vinculado a nenhuma organização social e está indignado com a situação do Brasil. Então é um movimento do cidadão para o cidadão com o apoio de um conjunto de organizações sociais financiado integralmente com o apoio de seus apoios e por uma organização de pessoas que fazem parte de movimentos.

PHA – Contribuição voluntária?

JF – É, contribuição voluntária.

 

Será o mesmo estudante que organizou os movimentos  Fora Gilmar e Fora Sarney ?

João Francisco Araújo Maria -  Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Estado e Governo, com sanduiche realizado como Visiting Scholar na New School For Social Research (NY) e na New York University (NY) juntamente com os professores Andrew Arato e Adam Przeworski. Realiza pesquisa sobre representação política e sociedade civil. Assessor e consultor para o terceiro setor. Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília(UnB). Possui pesquisa na área de Teoria Política Contemporânea, Estado, Governo e Democracia, além de experiência com processo Legislativo.
(Texto informado pelo autor) -  http://lattes.cnpq.br/1862615444599219

Comments powered by CComment