Caro amigo,
Octacilio
Os exemplos estão ai bem na cara de quem tem olhos para enxergar. Só não enxergam os cegos pelas ideologias de esquerda, que além de cegar emburrecem ao ponto de levar o fanático a não enxergar o óbvio, ou seja, que todos os países onde ainda prevalece o comunismo como sistema de governo, a pobreza e a miséria são generalizadas. Inclusive na China.

No caso em pauta, a cegueira ideológica juntou-se a safadeza do coronel nordestino Ciro Gomes que, para extremo azar dos brasileiros, coitados, é um dos que, entre todos os despreparados, tem chances de chegar à presidência. Se lá chegar, vai ajudar os chineses a acirrar mais ainda os ânimos dos americanos contra ambos, Brasil e China.

Uma simples análise nos números da realidade nos mostra que a China está muito, mas muito distante de ser um páreo para os Estados Unidos em todos os campos que analisarmos.

O PIB nominal chinês ano passado foi metade do americano. Mas sua população tem um bilhão de pessoas acima da norte americana, sendo que metade do total vive abaixo da linha da pobreza, o que classifica a china como um país subdesenvolvido com alguns bolsões de desenvolvimento. Desenvolvimento para poucos, pois a China ostenta hoje a maior concentração de renda do mundo.

Quando vamos ao que interessa, o PIB per capita, pois é este que indica a real situação econômica/social de um país, verificamos que os Estados Unidos ocupam a 5ª posição no planeta com um PIB per capita de US 55.805,00, enquanto a China ocupa a 72ª posição com um PIB per capita de US 7.990,00, abaixo até do Brasil que ocupa a 50ª posição com um PIB per capita de U$ 13.670,00. Apesar das esquerdas, comparado com a China o Brasil vai muito bem obrigado.

Convém salientar que a China só atingiu esse patamar depois de ter adotado o sistema oconômico capitalista estatal, um negócio parecido com o brasileiro onde quem manda na economia é o governo. Isto vem comprovar que, mesmo manco, perneta e mutilado, o sistema capitalista ainda é melhor que o socialista. No Brasil, por exemplo, onde o capitalismo funciona com alguma liberdade, as coisas vão bem, como no agro-negócio. Onde o governo põe as patas, como no setor energético, as coisas degringolam em greves de caminhoneiros.

A China sempre obteve o que quis do Brasil, como as comodities. Agora está querendo mais, como campos de petróleo, hidroelétricas, vastas áreas de terras férteis e até já dominou o comércio com suas exportações massivas de produtos sem qualidade que fecharam milhares de fábricas no país.

Os chineses, que não são burros, sabem que Ciro Gomes será um grande aliado em seus objetivos de conquistar o Brasil. Afinal, por dinheiro Ciro faz qualquer negócio.

E como ficarão os Estados Unidos nessa história? Ora, continuarão brigando com a China e dando bananas para o Brasil. Os Estados Unidos não brigam com vira-latas, só com cachorros grandes.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar