Ao que parece, Fachin sofreu uma recaída petista e quer tirar Lula da cadeia
Posted on junho 16, 2018 by Tribuna da Internet
Ninguém sabe o que o relator Fachin tem na cabeça
Carlos Newton
A jornalista Daniela Lima, da Folha, afirma que a decisão do ministro Edson Fachin de incluir um pedido de liberdade de Lula na sessão da Segunda Turma do Supremo, dia 26, alvoroçou empresas com peso no mercado. “Dirigentes de instituições financeiras de dentro e de fora do país acionaram contatos para especular sobre as chances de o petista sair da cadeia. A maioria dos magistrados que vai julgar o recurso é contra prisão em segunda instância. Isso, porém, não os impediu de, em maio, negar a soltura do ex-presidente” – assinalou a excelente colunista do “Painel”, acrescentando que a decisão de Fachin foi vista como “um sopro de esperança”, mas integrantes do partido admitem que não dá para ter otimismo após as sucessivas derrotas de Lula na Justiça.

CORRER RISCO – -Não sei não. Posso estar errado, mas achei esta decisão de Fachin por demais ousada e preocupante, porque ele poderia pedir julgamento pelo plenário, com os onze ministros, e não pela Segunda Turma, que tem quatro ministros declaradamente contra prisão após segunda instância – Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Não é possível entender essa decisão de Fachin, porque no plenário a prisão de Lula poderia ser mantida com mais facilidade. Além de Fachin, seriam a favor os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Rosa Weber, garantindo o placar de 6 a 5 para manter Lula na cadeia, porque o ministro restante, Marco Aurélio Mello, é ardoroso opositor da prisão após segunda instância e deveria votar pela libertação.

HIPÓTESES – Em tradução simultânea, há três hipóteses que podem justificar a decisão do ilustre relator:

1) O ex-petista Edson Fachin teve uma recaída partidária, resolveu rasgar a fantasia e quer soltar o chefe Lula;

2) Fachin sabe alguma coisa que ninguém mais sabe e tem certeza de que a Segunda Turma não libertará Lula;

3) Fachin quer botar fogo no circo e testar até onde vai a omissão dos militares, porque os comandantes das Forças Armadas já deixaram claro que não aceitarão que Lula seja libertado.

###
P.S. – Sinceramente, não dá para entender o ministro-relator Edson Fachin. Quando ele morrer, seu cérebro precisa ser preservado em formol, igual ao de Albert Einstein, para que saibamos o que há dentro dele. (C.N.)

Posted in Tribuna da Internet | 16 Comments |

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar