Prezados CAMARADAS

ASSUNTO : A GUERRILHA DO ARAGUAIA

Ontem, domingo 20 de maio,  às 22:00 horas, na GLOBO NEWS,  o PEDRO  BIAL tratou do tema´- A GUERRILHA DO ARAGUAIA-  levando o pesquisador da FGV que achou o Documento da CIA  na Internet ( segundo ele em pesquisa que realizava) . O mencionado DOC ,   acusando os Generais GEISEL e FIGUEIREDO ( ex-presidentes da República) e  MILTON e CONFÚCIO ( Chefes do CIE ) foi intensamente divulgado pela GLOBO e suas associadas.


Durante o programa, BIAL entrevistou um cineasta e um ex-soldado ,  que ele trouxe à tiracolo, para falar de um filme que fez sobre a GUERRILHA DO ARAGUAIA .Mencionou e apresentou "flashes" do filme com depoimentos semelhantes de outros soldados ( citou  14 ). minha surpresa , o cidadão  apresentou-se  como Presidente da Associação dos ex-combatentes do ARAGUAIA e fez afirmações surpreendentes ( acredito  com o intuito de ser indenizado e passar a receber remuneração  mensal ) narrando sevícias e torturas que sofreu- chegou a afirmar que perdeu os Testículos- dos oficiais e sargentos que o comandavam:  as mesmas impostas aos guerrilheiros presos.Pela primeira vez ouvi,  surpreso, que os oficiais submetiam seus soldados a castigos , sevícias e torturas semelhantes às impostas aos que combatiam. Incrível!!!


Inacreditável o relato do cineasta que apresentou,  durante a entrevista, depoimentos de outros soldados, colegas do Presidente da Associação.  O produtor da película, com certeza , deve ter recebido financiamento da ANCINE ou de outro patrocinador governamental. Estranho que o filme não abra espaço para o contraditório. Muito parecido com o tratamento dado pelas COMISSÕES DAS MEIAS-VERDADES.Só ouviram depoimentos de um dos lados.


No mesmo programa,  trouxe um outro cidadão que escreveu um livro cujo título era GUERRA NA SELVA, ou algo semelhante.


O escritor  e o pesquisador da FGV  foram comedidos em seus comentários, fazendo distinção entre a morte de guerrilheiros em combate e de outros fora das ações da guerrilha. 


Incrível e estranha  a mobilização  da REDE GLOBO, nessa quadra que precede as eleições presidenciais, em trazer à lume, debates e apresentações de temas tão sensíveis , há longo tempo ocorridos. 


Com que intuito isto está sendo feito ?  Denegrir a imagem de nossas Forças Armadas ? Influenciar na escolha dos prováveis candidatos à presidência da república? 
O BIAL, em determinado  momento, indagou ao Cineasta e chegou a sugerir que o Exército deveria pedir desculpas à Nação  pela morte de tantos "

inocentes".
O Pedro BIAL poderia ter convidado alguém do Exército  que esteve na frente dos combates,  para comparar os depoimentos das duas partes.
Incrível a mudança de postura da REDE GLOBO e de suas emissoras associadas. Vale ver a reprodução  do Programa do BIAL .


Abraços  SANTOS

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar