“Agradeço os pêsames recebidos e envio o que escrevi a pedido do jornal inconfidência.”
Meu irmão Carlos Alberto Brilhante Ustra
O tempo é inexorável. Voltar ao passado e lembrar passagens de nosso convívio, desde a infância, mostra-nos trajetórias da vida com momentos inesquecíveis e inabaláveis com o passar dos anos.
Esta vida é uma passagem. O importante é deixar aqui o nosso rastro e com a satisfação de ter cumprido a nossa missão.

Meu irmão! Soubeste ser em todos os momentos, em todas as épocas, o irmão presente, o irmão amigo. Graças a tua estirpe e têmpera, exerceste a arte de esgrimir palavras e condutas que te fizeram respeitado e admirado pelos nossos pais, irmãos e teus familiares, assim como todos os amigos que tiveram a alegria de teu convívio. O reconhecimento ultrapassou barreiras e as Forças Armadas, em especial o Exercito Brasileiro e a sociedade brasileira souberam aplaudir teus feitos.

Tua competência, tua coragem, aliadas a determinação de combater o bom combate na defesa de causa justa, redundou na incompreensão de teus algozes que levados a derrota, sempre marcados pelo inconformismo, mostraram-se covardes, odiosos e caluniadores.

Meu irmão! Assim como o vento, o tempo passa e sempre passará. O Carlos Alberto Brilhante Ustra existiu e sempre existirá.

Volta-me a lembrança de tua juventude quando sonhavas objetivos particulares e também profissionais, sem que pudéssemos imaginar quantas adversidades estariam em teu caminho tão árduo, mas também eivado de alegrias e realizações.

Por tudo e por todos deixaste marcante legado de tua paixão por este Brasil de todos nós. Agora, cabe-nos dizer que a saudades é a felicidades que ficou.

Meu irmão! Descanse em paz, pois continuaremos lutando pela causa e pelos teus ideais, para que possas, ainda que num sussurro, nos dizer:

“ Confesso que vivi “

 

Renato Brilhante Ustra

Comentários  

0 #5 Paulo Ferreira da Si 01-11-2015 00:58
O Coronel Carlos Alberto Ustra deixou profundo rastro na terra, rumo a verdadeira democracia. Quando o Brasil voltar a ser
governado por gente decentente, certamente o seu valor será reconhecido.
0 #4 moacir l.ribeiro cb 29-10-2015 01:15
JUSTA E DOLORIDA A MENSAGEM....... ....... NAO SOMOS ETERNOS MAS O SR CEL USTRA JAMAIS SERA ESQUECIDO...... ....... 15 DE OUTUBRO.... PARA MIM NAO SERA APENAS O DIA DO PROFESSOR...... ..MAS DO MESTRE HEROICO, DO CIVISMO, DO AMOR A PATRIA QUE SEMPRE REPRESENTOU.... ...
0 #3 Vivaldo 28-10-2015 22:21
Que texto lindo! Parabéns! Fiquei emocionado.
0 #2 Barbara 28-10-2015 21:09
Bonita homenagem!! Quanta saudade, quanta tristeza perder um irmão.
0 #1 Paulo Ranzollin 28-10-2015 10:02
Para mim, quando abro este "Site", fica difícil conter as lágrimas. Porquê? Porque amo os valores do Coronel Ustra. Bom filho, irmão, marido, pai, patriota, honesto, bom militar, coerente, amigo, valente, destemido, justo, democrata verdadeiro, amava o Brasil de modo correto, respeitava seus superiores e seus subordinados, enfim uma pessoa que foi e tentou, de todas as formas, ser coerente com os demais que lhe cercavam. Por estes valores gosto dele e com ele me identifico. E, sobre o texto acima, digo que me fez lembrar de minhas irmãs e irmãos, posso lhes dizer que sempre os amei e ainda os amo, apesar da idade e da distância que a vida impôs. Me fez lembrar de minha infância nos bons anos 50 e 60. Dos campos que brinquei e cacei passarinhos, dos bons filmes que vi, principalmente de faroeste. Lembro de minhas paixões, das meninas que jamais esquecerei. E dos bons Presidentes Militares daqueles bons anos. Posso dizer que fui muito feliz nos puros tempos de minha infância. Paulo

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar