JORNAL "EL NACIONAL", DE CARACAS
As bases estavam localizadas em uma área de selva de 40km de perímetro, na província de Sucumbios ( no sul), e em seu interior havia apetrechos militares , munições e documentos informou a cadeia de TV. Alguns desses alojamentos tinham quartos subterrâneos com correntes, afirmou Ecuavisa e acrescentou que os mesmos foram descobertos depois de sete dias de operações na fronteira com a Colômbia .
Durante as ações não houve prisões.
Um camponês, identificado como Anibal Moreno, assegurou ao canal de TV que pela região passavam frequentemente homens armados com braçadeiras alusivas as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( FARC ).
O presidente Rafael Correa advertiu há alguns meses que consideraria como "ato de guerra" qualquer incursão das Farcs em território equatoriano e a repeliria militarmente.
A advertência foi formulada depois do bombardeio colombiano do dia 1º de março contra as Farc no solo equatoriano, ação que resultou em estremecimento das relações entre Bogotá e Quito.
Equador e Colômbia compartilham uma fronteira violenta de mais de 700km, na qual transitam quadrilhas de narcotráfico, paramilitares e guerrilheiros.
Comments powered by CComment