Gen Bda Paulo Chagas
Caros amigos
Se a sociedade prefere ter sua segurança pública entregue aos soldados e não aos policiais, é por que existe um problema de relacionamento a ser estudado, pois as necessidades da população não estão sendo identificadas nem tampouco satisfeitas pelas  instituições policiais.
O mesmo se aplica à tropa, em uma organização militar. Evasão, manifestações ao arrepio da disciplina, baixo moral, pouca confiança e baixo comprometimento são sintomas de problemas de relacionamento, ou seja, as necessidades legítimas dos subordinados não estão sendo satisfeitas.

Se os cidadãos não sentem confiança nos soldados, as instituições perdem prestígio e este problema de relacionamento faz com que a Nação torne-se vulnerável a ameaças internas e externas, fragilizando a liberdade e a soberania.

Em suma, relacionamentos saudáveis com a sociedade, com os subordinados e com as autoridades asseguram a eficiência das Forças Armadas  e seus líderes devem conhecer e compreender este princípio.

O ingrediente mais importante num relacionamento bem sucedido é, simplesmente, a confiança. Sem ela é difícil, senão impossível, conservar um bom relacionamento. “A confiança é a cola que gruda os relacionamentos”.

Um líder militar é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que eles possam cumprir suas missões.

Uma necessidade é uma lídima exigência física ou psicológica para o bem estar do ser humano. A autoestima, por exemplo, é fundamental para a eficiência dos soldados e inclui a necessidade de sentir-se valorizado, tratado com respeito, apreciado, encorajado, tendo seu trabalho reconhecido e justamente recompensado.

Neste processo de satisfazer necessidades será preciso, portanto, que o líder faça, frequentemente, sacrifícios por aqueles a quem serve.

“Você colhe o que planta. Você me serve, eu servirei você. Você se arrisca por mim, eu me arrisco por você”.

A liderança que pretenda ser efetiva deve basear-se na confiança, para os soldados, a confiança no "Canal de Comando".

A autoridade do Comandante se estabelece quando há a certeza de que ele serve aos subordinados e sacrifica-se por eles.

 

Comments powered by CComment

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar