GEN MARCO ANTONIO FELÍCIO DA SILVA
 
Uma Força Armada não desperta, na Nação a que serve, orgulho, confiança, admiração e respeito se não houver uma mística de bem-servir, ultrapassando qualquer dificuldade com desprendimento, abnegação e risco e/ou sacrifício da própria vida de seus soldados.

É esta a mística do Exército Brasileiro, inerente à ação de seus soldados e que, através dos tempos, se consolida pelo culto de tradições e feitos passados e pela imagem que a Força Armada e seus integrantes, no presente, projetam sobre esta mesma Nação. Imagem traduzida e confirmada por sucessivas pesquisas de opinião que mostram o “Exército de Caxias”, juntamente com as demais Forças, como a Instituição de maior confiabilidade para o povo brasileiro.

 

Sem dúvida, a imagem do Exército e de seus soldados, que se miram no exemplo de Caxias, o seu Patrono, reluz, principalmente, pelo respeito aos valores militares, pelas ações de qualquer natureza, realizadas em defesa da integridade do País, pelo sentimento de segurança que instila na população, pela presença vigilante, por vezes única, nos mais recônditos e afastados lugares de nossas fronteiras, regiões de selva, do Pantanal, do Planalto Central, das caatingas, do Sertão, levando por rios, ar e terra ajuda material, prestando assistência médica, salvando vidas, construindo açudes, poços, escolas e hospitais, estradas de rodagem e vias férreas.

A compostura e postura militares, originárias de uma formação rígida e seleção criteriosa, adornam tal imagem e se apresentam em verdadeira grandeza e de forma marcante aos olhos da população quando consubstanciam atitudes e decisões firmes dos chefes militares, embora os ônus, destas advindos, em situações críticas e que colocam em risco a soberania, a segurança e demais interesses nacionais.

A nossa História está repleta de fatos, dos mais importantes, como a derrota imposta á subversão comunista em 1964, que comprovam o acima e que foram decisivos para os destinos do País.

Assim, podemos afirma, sem dúvida, que a História do Exército e de seus soldados se confunde com a História do Brasil.

 Hoje, “Dia do Soldado Brasileiro”, “Dia de Caxias” é, pois, dia de comemoração.
Salve 25 de Agosto!

Comments powered by CComment