Home
17/08 - Ambiguidade perigosa
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2174
Por Merval Pereira - O Globo
Há poucos dias participei, juntamente com vários outros profissionais de diversas áreas, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), na Praia Vermelha, no Rio, de um almoço temático em que o assunto central era a Comunicação Social. Vários aspectos da questão foram discutidos, e naturalmente sobrou para mim, o único jornalista presente, a pergunta inevitável, já que naqueles dias o governo da Venezuela estava fechando diversas rádios, como já fizera anteriormente com a RCTV, na continuação da perseguição à liberdade de expressão no país. Um oficial me perguntou como eu via a política externa brasileira em relação à América Latina, justamente tendo em vista a tendência autoritária e antidemocrática de governos como o da Venezuela e seus satélites e a cada vez mais clara perseguição à imprensa livre.
17/08 - CRIME DE RESPONSABILIDADE NA REVISÂO DE ITAIPU !
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 1949
Por Paulo Brossard
Semana passada foi fartamente divulgado que “O Brasil cede em Itaipu para beneficiar Lugo”. Ficou-se sabendo que seu presidente permitirá que o Paraguai venda livremente sua cota de energia de Itaipu no mercado brasileiro, quando pelo Tratado estava estipulado que a sobra não utilizada seria vendida à Eletrobrás. É de notar-se, outrossim, que os consumidores brasileiros, em suas tarifas de luz, pagam ao Paraguai cerca de US$ 200 milhões a título de royalties. A proposta do presidente da República foi entregue ao governo paraguaio pelo nosso embaixador em Assunção e, segundo o governo, dispensaria ser submetida a exame do Congresso.
17/08 - O buraco negro da manipuladura
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 1943
Por Augusto de Franco - Folha de São Paulo
A democracia também não tem proteção eficaz contra o uso de procedimentos democráticos (como as eleições) contra ela própria. A democracia surgiu na velha Grécia como um movimento de desconstituição de autocracia. O motivo fundante foi evitar a volta de tiranias como a dos psistrátidas. Para tanto, foram criados procedimentos e mecanismos que, mal ou bem, cumpriram sua função nos cem primeiros anos da experiência. Reinventado pelos modernos, o software democrático manteve ativa tal funcionalidade. De sorte que, nos últimos dois séculos, as democracias floresceram, e as ditaduras feneceram.
15/08 - A droga é nossa
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2066
A FARC, maiores produtoras de drogas da região, é parceira do PT no Foro de São Paulo, Lula, em novembro de 2002, já eleito presidente da República, assinou com todas as letras manifesto em defesa das FARC. |
Por CARLOS ALBERTO SARDENBERG
Se há uma atividade verdadeiramente sul-americana, integrada em toda a cadeia produtiva, é o negócio da droga, um triunfo do empreendedorismo do mal. Começa na agricultura, com as plantações da folha de coca e de maconha, espalhadas por vários países. Segue-se a fase da industrialização, química fina, com laboratórios na Colômbia, na Bolívia, no Equador, no Peru e no Brasil. Trata-se de produção igualmente integrada, da pasta ao pó. Tudo pronto, passa-se para a distribuição no atacado, inclusive para exportação (boa parte feita pelos aeroportos brasileiros), e no varejo, aos consumidores de toda a América do Sul, da cocaína dos ricos ao crack dos pobres. Há oferta para todas as demandas.
15/08 - BREVE HISTÓRICO DO FORO DE SÃO PAULO
- Detalhes
- Categoria: FORO DE SÃO PAULO
- Acessos: 10362
![]() |
Tudo de ruím da história humana reunida em um único lugar. Se existisse um partido nazista, talvez não tivesse ali sua vaga por estarem muito abaixo no que tange ao curriculum das atrocidades cometidas. |
O Foro de São Paulo se constituiu em 1990 quando o Partido dos Trabalhadores (PTBrasil) convocou outros partidos da América Latina e Caribe com o objetivo de debater a nova conjuntura internacional pós-queda do Muro de Berlim e as conseqüências da implantação de políticas neoliberais pela maioria dos governos da região. Nesse sentido, a proposta principal foi discutir uma alternativa popular e democrática ao neoliberalismo, que estava entrando na fase de ampla implementação mundial.
15/08 - MST promete parar o Brasil
- Detalhes
- Categoria: MST
- Acessos: 3763
![]() |
Os baderneiros ocupam a portaria central do Ministério da Fazenda e exigem o desbloqueio de R$ 800 milhões que esta no orçamento da união, dizem que o dinheiro não sai por culpa do Ministro da Fazenda |
15/08 - Memórias Reveladas - Capítulo IX
- Detalhes
- Categoria: Memórias reveladas
- Acessos: 10499
Um ícone de tudo de ruím que um ser humano pode fazer. |
Contribuindo com os objetivos do Centro de Referências das Lutas Polticas no Brasil (1964 - 1985) estamos proporcionando ao Arquivo Nacional amplo acesso às fontes de informação e de conhecimento da luta armada.
A prisão de César de Queiroz Benjamin - o "Menininho" e a morte de Lamarca
Transcrito do Projeto Orvil - www.averdadesufocada.com
Em 07/12/1970 a VPR sequestrou o embaixador suiço Giovanni Enrico Bucher. O sequestro foi o mais longo ( 40 dias) e a mais dramática negociação com o governo. Por todos os problemas ocorridos durante o sequestro, foi considerado uma derrota política para a VPR e uma das causas que provocaram a saída de Lamarca e de sua amante Iara Ialveberg da organizaçaõ e o seu ingresso no MR-8, no final de março de 1971.
15/08 - Doutrina de Chávez chega às escolas
- Detalhes
- Categoria: Doutrinação
- Acessos: 3909
Todas as grandes sociedades, cresceram a partir de um maior nível de educação do seu povo para depois evoluir em outros campos. A venezuela vai em sentido contrário e o resultado promete ser caótico. Até que ponto, em nome da democracia, a humanidade permitirá que continuem existindo pessoas que levem toda uma nação para o abismo em nome de uma ideologia históricamente catastrófica ? |
Governo venezuelano defende nova lei da educação, que unifica o que é ensinado e coloca supervisores chavistas no controle - O Globo
No lugar de estudantes, agora foi a vez de pais e professores protestarem contra uma polêmica decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Cerca de mil manifestantes estiveram ontem diante da Assembleia Nacional (o Congresso venezuelano) para pressionar os deputados a não aprovar um controverso projeto de lei que, caso passe, mudará totalmente o sistema de ensino venezuelano, da pré-escola à universidade. A intenção é introduzir o que o texto em estudo chama de "Doutrina Bolivariana", adequando o ensino aos princípios socialistas, transformando as escolas em centros de reunião das comunidades sob a supervisão de pessoas pagas pelo governo, e dando ao governo federal o poder de definir as carreiras que os estudantes universitários deverão seguir.
13/08 - A guerra sul-americana de Chávez
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2427
Iniciativas estratégicas do líder venezuelano podem dar ao conflito interno colombiano repercussão regional
Por Demétrio Magnoli* - Reuters
Chavismo não é um caudilhismo tradicional
13/08 - Vento contra
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2148
Até pouco tempo, não mais do que algumas semanas, o presidente Lula não tinha do que se queixar. Só enxergava vento a favor no horizonte. Os ventos, contudo, estão querendo mudar de direção. O tempo pode virar e passar a ventar contra os projetos do presidente. Nada grave, por enquanto. Mas são sinais de que as coisas podem não seguir o plano traçado dentro do gabinete de Lula. Senão, vejamos.
13/08 - O poder ditatorial do Foro de São Paulo
- Detalhes
- Categoria: FORO DE SÃO PAULO
- Acessos: 4594
![]() |
A história jogou o comunismo na lixeira. Os sulamericanos cataram o lixo. |
Por Osmar José de Barros Ribeiro
O estilhaçamento do Império Soviético foi marcado pela queda do Muro de Berlim em 1989. No ano seguinte, por influência de Fidel Castro, o PT convidou partidos e organizações de esquerda (inclusive guerrilheiras) das Américas Central e do Sul para discutirem num Foro, realizado em São Paulo/SP (daí o seu nome), a nova situação mundial, buscando o ressurgimento do domínio comunista sobre uma vasta área, de forma a compensar o que fora perdido na Europa Oriental.
Página 1442 de 1632