Home
23/09 - Situação inédita põe Brasília no centro do problema
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2422
|
Morales, Zelaya, Ortega, Chavez e Correa, a récua e a ausência do moluscus afarensis. |
Por Cristina Azevedo e Tatiana Farah - O Globo
RIO e SÃO PAULO. Uma situação inusitada, que advogados, diplomatas e especialistas em relações internacionais não se lembram de ver paralelo. Em geral, uma pessoa em apuros políticos recorre a uma embaixada estrangeira em busca de garantias para deixar seu país. Mas e no caso do presidente deposto Manuel Zelaya, que retornou a Honduras e se abrigou na embaixada brasileira, disposto a voltar ao poder?
23/09 - PALAVRAS DO PRESIDENTE DE HONDURAS - ROBERTO MICHELETTI
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2609
PALAVRAS DO PRESIDENTE DE HONDURAS , ROBERTO MICHELETTI, ACOMPANHADO DE TODO O SEU GABINETE DE GOVERNO , NO SALÃO MORAZÁN , DO PALÁCIO DO GOVERNO.
TEGUCIGALPA , 22 DE SETEMBRO DE 2009
Muy buenas tardes a todo el pueblo hondureño
Quiero agradecer la presencia de la empresa privada, de la sociedad civil, de la Policía Nacional, del Ejército Nacional, del pueblo hondureño y de nuestro gobierno.
Hoy, el pueblo hondureño es nuevamente protagonista en el escenario político internacional. Como huésped provisional en la Embajada de Brasil, el ex presidente Zelaya ha regresado de modo irregular a Honduras. A pesar de ello, en nuestro país está la calma, prevalece la ley y el orden y no hay informes de disturbios ni violencia. Y así va a permanecer nuestra querida Honduras.
22/09 - Maioria da população rejeita fim do Senado, revela pesquisa
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2080
Por Daniel Bramatti - O Estado de S. Paulo
Após passar quase todo o ano como palco de uma sucessão de escândalos, o Senado ainda é visto como uma instituição necessária pela maioria da população, segundo pesquisa feita pelo Instituto Análise. Dos mil entrevistados no levantamento, feito no final de agosto, 52% manifestaram concordância com a tese de que a existência do Senado é importante, juntamente com a da Câmara dos Deputados, "porque desta forma é possível aprimorar as leis". Para outros 35%, o Brasil precisa somente da Câmara "para que as leis sejam bem feitas". O resultado surpreendeu cientistas políticos e até senadores ouvidos pelo Estado, que, dado o desgaste da instituição, supunham a existência de uma parcela maior a favor de sua extinção.
22/09 - Presidente deposto está abrigado em embaixada brasileira
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2322

Governo de facto declara toque de recolher - Foto: Reuters - Efe
Manuel Zelaya saúda apoiadores em frente è embaixada brasileira em Tegucigalpa.
TEGUCIGALPA - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse nesta segunda-feira, 21, que ninguém voltará a tirá-lo de seu país, e que as palavras de ordem após seu retorno continuam sendo "pátria, restituição ou morte". "A partir de agora, ninguém voltará a nos tirar daqui. Por isso, nossa posição é pátria, restituição ou morte", enfatizou Zelaya diante dos milhares de simpatizantes que permanecem em frente à embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde o líder deposto está abrigado. Logo após o retorno de Zelaya, o governo de fato, presidido por Roberto Micheletti, decretou toque de recolher em todo o país, com início às 16h e término às 7h de terça-feira. A medida foi anunciada pelo rádio e televisão. Em um breve comunicado, o governo Micheletti indicou que o toque de recolher é "devido a eventos ocorridos nas últimas horas", com o objetivo de "proteger a tranquilidade, a vida e os bens das pessoas."
Zelaya, que foi derrubado pelos militares em 28 de junho passado e enviado à Costa Rica, chegou nesta segunda-feira de maneira surpreendente a Tegucigalpa.
Ainda não está claro como o líder deposto conseguiu entrar no país.
22/09 - De Vargas a Lula
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2463
Por Suely Caldas - O Estado de São Paulo
De Getúlio Vargas a Lula o Brasil viveu cinco períodos históricos distintos em que ora o Estado, ora a economia privada ou os dois juntos atuaram como agentes do desenvolvimento, produzindo efeitos - uns benéficos, outros nem tanto - para o progresso econômico e para os brasileiros. O período Vargas, de um Estado provedor, pai de todos, deixou marcas fortes duradouras, mas tem hoje sua conveniência e sua eficácia questionadas - seja pela lentidão de ações, seja pela interferência política indevida (e com frequência corrupta) na gestão do aparato público, de custo cada vez mais elevado para a população que paga impostos.
22/09 - Dilma e o Watergate
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 3243
Por Fernando Orotavo Neto - Jornal do Brasil
RIO - Todos conhecem a história. Nem todos conhecem a batalha jurídica que assegurou a revelação da verdade. Em 17 de junho de 1972, a polícia prendeu cinco invasores, no edifício comercial Watergate, onde se localizava o escritório central do Partido Democrata, fotografando documentos e checando aparelhos de escutas que, ali, haviam sido, previamente, implantados. Embora houvesse entre eles um agente da CIA, o caso, a princípio, não teve muita repercussão, só vindo a causar impacto político quando os célebres jornalistas do Washington Post Bob Woodward e Carl Bernstein descobriram uma caderneta abandonada, por um dos espiões, que continha o nome de um assessor do governo americano com a inscrição White House (Casa Branca).
22/09 - Liberdade de imprensa e democracia
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2124
Por IVES GANDRA DA SILVA MARTINS - Folha de São Paulo
A sociedade brasileira não pode se deixar contaminar pela política de nossos vizinhos. Sem imprensa livre, não há democracia
O AUTORITARISMO está de volta a alguns países da América Latina, com risco de contagiar muitos outros. E um dos principais sintomas desse avanço do retrocesso está nas contínuas investidas dos governos na tentativa de calar os jornais de oposição. As sucessivas críticas que se tem feito ao regime bolivariano da Venezuela -em que um histriônico presidente cerceia cada vez mais todas as manifestações dos que lhe são contrários, cortando-lhes os pulmões da manifestação democrática pelo fechamento de canais de televisão, rádios e intimidações judiciais- já ganharam dimensão internacional.
22/09 - Diários revelam estratégias do MST
- Detalhes
- Categoria: MST
- Acessos: 3373
ESCRITOS SECRETOS - O novo caderno dos sem-terra- Zero Hora
21/09 - REDAÇÃO QUE VENCEU O CONCURSO DA UNESCO
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena ler de novo
- Acessos: 8502

VITÓRIA ENTRE 50.000 PARTICIPANTES
Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
20/09 - CUCA CHE GUEVARA
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 3462
Como diz Olavo de Carvalho, o Brasil passa por uma crise de machismo, faltam machos, como algum membro do judiciário que não permita que o nome de um genocida seja usado para brindar uma obra pública |
Fortalweb.com.br/gbrupoguararapes
CUCA CHE GUEVARA é o primeiro CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) de um total de seis CUCAS, todos eles, Centros semelhantes, com a mesma finalidade educacional em outros bairros de Fortaleza, CE. E este CUCA de nome CHE GUEVARA foi inaugurado no dia 10.09.2009, com a presença do Presidente Lula e mereceu reportagens de página inteira em jornais do Ceará, até com retrato de Che Guevara encimando a página. E agora, considerando o nome deste Centro, perguntamos.
20/09 - Serra indica Aloysio para SP
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 4609
O Estado de S. Paulo
O governador José Serra elogiou ontem o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, cotado para disputar o governo do Estado pelo PSDB (!!!) - o outro nome é o ex-governador Geraldo Alckmin."Se tivesse de indicar um responsável pela excelente relação com municípios e a Assembleia, diria que é o Aloysio. Eu e o Aloysio somos complementares". Disse, em evento de liberação de R$ 34 milhões para convênios com prefeituras. Ele citou a literatura econômica, na qual há bens complementares e substitutos. Deu como exemplo o café e o açúcar. "Não diria que eu sou café e ele açúcar. Mas, interessante, a gente realmente se complementa".
Observação do site www.averdadesufocad.com - Conheçamos melhor o currículo do senhor Aloysio Nunes Ferreira
Página 1433 de 1632