Home
20/10 - Direito à Verdade
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2393

"Ministro questiona versão de militares sobre arquivos"
Vannuchi afirma não haver informações de que dados tenham sido destruídos e ressalta que Forças Armadas sempre mantêm tudo registrado
Por Roldão Arruda- O Estado de São Paulo
O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos, disse ontem que considera inaceitável a versão dada pelas Forças Armadas de que os arquivos secretos dos órgãos militares, referentes à repressão política no período da ditadura, não existem mais. "Trabalho há 40 anos com direitos humanos e não aceito a tese de que todos os arquivos em poder das Forças Armadas tenham sido destruídos", afirmou
20/10 - A cueca do Suplicy
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2467
Por Fernando de Barros e Silva - Folha de S. Paulo
Além de país da piada pronta, agora somos o país da piada ao contrário: o "Pânico na TV" decidiu proteger Eduardo Suplicy de si mesmo. A pedido do senador, o programa humorístico exibido domingo à noite concordou em retirar do ar a cena em que ele, vestindo uma cueca vermelha sobre o terno, corria imitando o Super-Homem pelo salão azul do Senado.
O espírito cívico de Sabrina Sato e sua turma deu chance para que o corregedor da Casa, Romeu Tuma, se apressasse em fazer aquilo de que mais gosta: arquivar investigações contra os colegas. Salvo também pelo "Pânico", o xerife, desta vez, foi poupado de vexame maior.
19/10 - O Flautista do Agreste
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2496
Por Gen Bda Valmir Fonseca Azevedo Pereira
Para alguns, a recente caravana eleitoral ao rio São Francisco foi uma oportunidade para inflar ainda mais o ego do nosso guia, doravante alcunhado D. Pedro III.
Foi uma visita ao curral. O gado continua o mesmo, ou melhor está mais embevecido e fanatizado.
Tentamos comparar o futuro D. Pedro III, com alguma figura folclórica que pudesse representá-lo com perfeição, tal é o seu charme e a sua desfaçatez, mas faltou-nos sagacidade. Canhestramente, buscamos imaginá-lo como um prestidigitador, um hipócrita capaz de, diariamente, tirar da cartola cobras, lagartos e ratos; ou como um travesso e narcisita duende hábil para atrair com engodos e bazófias um séquito de atarantados energúmenos.
19/10 - Minério testa ambições diplomáticas de Lula
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2291

Por IGOR GIELOW - Secretário de Redação DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - Folha de São Paulo
A questão do urânio brasileiro pode tornar-se o real teste dos limites das ambições diplomáticas do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Como é sabido, o Itamaraty lulista prega uma independência estridente, visando acompanhar o crescimento da importância econômica do Brasil. Para críticos, a longa lista de trapalhadas e fracassos na empreitada supera a iniciativa, mas nunca houve um questionamento externo incisivo. Isso pode mudar. Se há um assunto que é tratado seriamente no mundo, é proliferação nuclear. Ainda que Barack Obama pareça dar prioridade a quase tudo, seus movimentos no setor reforçam o que já fazia George W. Bush: incentivar o controle da produção de combustível que eventualmente possa ser utilizado em armas nucleares.
19/10 - Bondade mesquinha
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2593

19/10 - A caravana do São Francisco
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2215

EDITORIAL - O ESTADO DE S PAULO
Desde a primeira hora da excursão de três dias do presidente Lula e frondosa comitiva pelas margens do Rio São Francisco, alegadamente para "vistoriar" as obras da transposição das suas águas em Minas, Bahia e Pernambuco, ficou claro que o único motivo do giro era o de promover a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que o acompanhava, junto ao povo da região e ao público dos telejornais. Ao discursar, na quarta-feira, em Buritizeiro (MG), por exemplo, ele se traiu ao dizer que no projeto original da operação "não estava previsto a gente fazer comício". O que não se sabia é que cada detalhe da viagem foi determinado pelos resultados de uma pesquisa sobre a capacidade de Lula de transferir votos para o candidato que indicar.
19/10 - A GUERRA NO RIO
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 5142
Pela editoria do site www.averdadesufocada.com
18/10 - América Latina prepara maratona eleitoral
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2164
Quatro anos após votações que consolidaram "giro à esquerda", centro e direita têm chances em alguns países
Por Ruth Costas - O Estado de São Paulo
A América Latina prepara-se para uma maratona eleitoral. A sequência de votações começa com as eleições presidenciais no Uruguai, no domingo. Até maio, elegerão seus presidentes Honduras, Bolívia, Chile, Costa Rica e Colômbia. O Brasil pode fechar o ciclo, em outubro. Mas ainda falta definir a data das eleições legislativas na Venezuela - que devem ficar para o fim de 2010. Há quatro anos, uma onda de eleições consolidou um "giro à esquerda" na região. Na época, a direita venceu apenas na Colômbia (com a primeira reeleição de Álvaro Uribe). Agora, partidos centristas ou direitistas têm possibilidade de vencer em pelo menos mais três países.
18/10 - O PT quer engolir a Vale
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2643
Nos bastidores do violento ataque contra a maior empresa privada brasileira existe a articulação para subordiná-la aos planos do partido para 2010
A FERRO E FOGO - Revista Veja - Ronaldo França e Felipe Patury
Agnelli, Lula e Eike no centro da disputa pelo controle da mineradora: a companheirada não desiste da Vale
Há duas maneiras de olhar para a Vale, a maior empresa privada do país. A primeira é com orgulho pelo colosso empresarial que se tornou, principalmente, depois da privatização, em 1997. Seus números são inquestionáveis. Ela mantém 60 000 pessoas empregadas e recolhe 3 bilhões de dólares em impostos. Em 2008, faturou 38,5 bilhões de dólares e foi responsável por metade do superávit primário do país. No primeiro trimestre deste ano, garantiu o superávit inteiro. Avaliada em 127 bilhões de dólares, a Vale perde em valor de mercado apenas para a anglo-australiana BHP Billiton e, sozinha, equivale quase à soma da terceira e da quarta colocadas no ranking das mineradoras.
Texto completo18/10 - ?A maior violência era o isolamento"
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 4218
Revista Veja- 21/10/2009
É difícil descrever os suplícios vividos porClara Rojas. Sequestrada pelos narcoterroristas das Farc, ela passou seis anos como prisioneira na selva amazônica, em condições hediondas. Engravidou e deu à luz com a barriga aberta a faca. Pouco depois, tiraram-lhe o filho. Séria e tranquila, a advogada colombiana, hoje com 45 anos, fala de tudo – ou quase – com perfeito autocontrole. Só não conta quem é o pai de Emmanuel, o filho de 5 anos que reencontrou depois de ser libertada, em janeiro de 2008. E desconversa quando o assunto é Ingrid Betancourt, a mais famosa das ex-reféns, de quem era assessora e com quem rompeu durante o cativeiro. Os tormentos narrados no livro Eu, Prisioneira das Farc, recém-lançado no Brasil pela Ediouro, foram relembrados nesta entrevista à editora assistente Bel Moherdaui.
Um ano e nove meses depois de sair do cativeiro, o que continua a parecer o melhor da vida em liberdade?
17/10 - O BRASIL ELEGERÁ NOSFERATU?
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 3234

Por NIVALDO CORDEIRO: um espectador engajado
“O Serra é uma alma atormentada” - Fernando Henrique
Meu caro leitor, confesso-lhe que fiquei fortemente impressionado com a reportagem trazida a público pelo último número da revista Piauí. Claramente na origem a matéria tinha puro objetivo propagandista eleitoral, mas a jornalista que a escreveu é demasiado talentosa e conscienciosa para se limitar a fazer um mero panfleto. Acompanhou José Serra por mais de um ano e trouxe à luz flashes valiosos, não apenas para o eleitor brasileiro, como também para quem se debruça cientifica e profissionalmente sobre a cena política brasileira.
Texto CompletoPágina 1424 de 1632